Qual a importância da bitola de um cabo para uma instalação de CFTV?

Em nosso blog, já apresentamos a importância de escolher um produto com proteções essenciais para a segurança do usuário  e também como escolher a fonte ideal para as instalações de CFTV. Mas qual será a importância que a bitola do cabo tem para um bom funcionamento de uma instalação CFTV?

Em um sistema de CFTV é importantíssimo que o instalador calcule a bitola dos cabos utilizados para a transmissão de energia até a câmera, porque todo condutor (por exemplo: fio de cobre) tem uma resistividade, ou seja, uma oposição à passagem da corrente elétrica. A oposição à passagem de corrente elétrica pode-se considerar como uma resistência que o fio de cobre impõe para que a energia chegue até ao equipamento que precisa dessa alimentação.

Para ficar mais claro, podemos fazer uma analogia com a tubulação de água. Quando mais fina, mais difícil da água passar. Se você tem um fio fino, a corrente vai ter que vencer uma resistência maior pra alcançar o outro lado. Essa característica é encontrada em todos condutores e é muito importante que seja levada em consideração.

Se o dimensionamento do cabo for incorreto, parte da energia entregue pela fonte será desperdiçada para vencer essa resistência. No pior caso, devido ao fato da fonte trabalhar com essa resistência contrária, poderá acontecer de não chegar energia suficiente na ponta do cabo, e, consequentemente, não alimentar a câmera ligada à fonte.

Outra coisa muito importante é considerar nesse dimensionamento o consumo máximo da câmera, normalmente com o infravermelho ligado. Um ato muito comum e que pode gerar consequências negativas é calcular o consumo de operação diurna. Nestes casos, quando a câmera iniciar sua operação na opção noturna, terá chance de o sistema ficar inoperante, pois a câmera exigirá mais corrente e a fonte não entregará o que seria necessário.

Para apoiar esse tipo de cálculo, oferecemos uma calculadora de viabilidade de instalações CFTV em nosso site  e também em aplicativo para Android. Nessa calculadora é possível saber se a sua instalação de CFTV é viável, analisando a bitola utilizada do cabo e a potência da câmera e da fonte de alimentação.