Saiba qual a capacidade de uma fonte de alimentação e como escolher a melhor para sua instalação.

Você sabe qual o limite da sua fonte de alimentação? Quais os avisos que a fonte pode dar  ao usuário para dizer que está sobrecarregada?  Quais são as tendências no mercado de fontes e o que tem de mais inovador?

Em nosso post sobre como funciona uma fonte de alimentação http://www.mcmfontesenobreaks.ind.br/pt-br/como-funciona-sua-fonte-de-alimentacao/, explicamos um pouco sobre como são as fontes de alimentação, suas estruturas, limitações e necessidades para determinar o resultado de uma instalação sem ruídos ou interferências. Além disso, já comentamos aqui os graves riscos que uma fonte de alimentação sem as proteções essenciais pode causar ao usuário e ao seu patrimônio.

Hoje em dia, para todo lugar que olhamos existe uma fonte embutida sustentando um sistema de vigilância, um sistema de iluminação, um computador, entre outros. Todo equipamento eletrônico tem uma fonte de energia elétrica. Agora vem a pergunta: você sabe como escolher qual a fonte ideal para seu equipamento ou sistema elétrico?

No mundo da elétrica temos três unidades de medidas muito conhecidas: volts, amperes e watts. Todas elas provenientes dos nomes dos cientistas que estudaram esses fenômenos elétricos no começo do século XVIII. Essas unidades de medida representam as especificações técnicas de sua fonte, vejamos, por exemplo: fonte de 12,8 Volts e 1 Ampere, a unidade Volts é o potencial elétrico de sua fonte e a unidade Amperes é usada para expressar a corrente elétrica.

Esses termos, na prática, se resumem da seguinte forma: se seu dispositivo opera em 12 Volts é obrigatória uma fonte de 12 Volts. Se seu dispositivo opera com 5 Volts, não se pode ligá-lo a uma fonte de 12 Volts, pois ela tem um potencial elétrico muito maior do que o suportado pelo aparelho, o que pode gerar danos. Já com a Amperagem funciona da seguinte maneira:  se seu dispositivo consome 1 Ampere é obrigatório que sua fonte de energia tenha, no mínimo, a capacidade de 1 Ampere. Com relação à unidade Watts, ela expressa a potência consumida pelo seu equipamento ou a potência entregue pela sua fonte. A potência em Watts é a Voltagem (Volts) multiplicada pela corrente (Amperes). A conta seria: W = V x A.

Agora que já visualizamos que uma fonte de alimentação tem um potencial elétrico, uma capacidade de corrente e de potência (Volts, Amperes e Watts), conseguimos tranquilamente dimensionar qual a fonte ideal para uma instalação.

O passo inicial é fazer um levantamento nos manuais dos equipamentos para verificar o quanto eles consomem, depois, verificar se está dentro dos limites de sua fonte. Por exemplo:

Se estiver utilizando 05 câmeras HD com consumo máximo de 480 miliamperes (mA) e uma voltagem de 12 Volts cada, fazemos a seguinte conta para saber o consumo total da instalação: 5 (Un)* x 0,48(A) = 2,4 amperes de consumo máximo das câmeras.

Após essa conta, multiplica-se pela tensão de operação: 2,4 (A)*x12(V) = 28,8 (W), aproximados 30 Watts. Com isso podemos ver que precisamos de, no mínimo, uma fonte de 30 W ou de 2,5 Amperes e 12 Volts.

Para descobrir quantas câmeras sua fonte suporta, faça a conta ao contrário, ou seja, divida a capacidade de corrente de sua fonte pelo consumo de sua carga (câmera). Por exemplo:

Se a fonte for de 12 Volts e 5 Amperes, a conta seria: 5 (A) dividido por 0,33 (A) = 15,15. Com esse resultado, podemos concluir que a fonte em questão consegue alimentar até 15 câmeras de 0,33 A ou 330 miliamperes.