DÚVIDAS FREQUENTES

FONTES & NOBREAKS

1. O que é um nobreak?
É um equipamento eletrônico que tem como principal função fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível pela utilização de baterias e um circuito eletrônico que converte a energia da bateria em sinal elétrico compatível com outros equipamentos eletrônicos.

2. O que posso alimentar com meu nobreak?
Podemos alimentar microcomputadores (CPU e monitor), impressoras, balanças, leitores óticos, calculadoras, etc., desde que as cargas conectadas ao nobreak não ultrapassem sua capacidade de potência, expressa em seu manual.

3. O que é autonomia?
Autonomia de um nobreak é o tempo que o mesmo alimenta a carga na ausência da rede elétrica. Está relacionada à quantidade e capacidade das baterias utilizadas e pode ser dimensionada através da calculadora de autonomia MCM. Nossa calculadora é exclusivamente para uso em equipamentos MCM.

4. O que é carga?
Carga é a potência (em Watts) somada dos equipamentos.

5. Qual a potência do meu nobreak?
A potência nominal do nobreak é expressa em VA e está indicada na etiqueta de identificação do nobreak, situada na parte traseira do equipamento ou no manual do usuário.

6. Como sei que a potência da minha carga é compatível com meu nobreak?
Geralmente atrás de cada equipamento ou em seu manual, há indicação da potência de consumo em Watts. A soma de todas as potências não deve ultrapassar a capacidade de potência do nobreak.

7. Posso ligar meu nobreak em qualquer tomada da rede elétrica?
Os nobreaks geralmente devem ser ajustados manualmente, através de uma chave externa para as tensões da tomada, em 110Volts ou 220Volts, podendo assim ser selecionada de acordo com a rede elétrica do cliente. No caso dos nobreaks linhas UPS Ultra, Worker e One a entrada e saída são únicas, ou seja, entrada 115 Volts e saída 115 Volts ou entrada 220 Volts e saída 220 Volts. Temos ainda a linha UPS Charger que realiza o ajuste de entrada automático e sua saída fixa em 115Volts.

8. Devo ter uma tomada com aterramento?
Sim. O Plug (tomada de alimentação) do nobreak é constituído com 3 pinos, sendo um deles, o “terra”. É importantíssimo manter a integridade do pino terra (item de exclusão de garantia), assim como ter o fio terra no pino da tomada. Isso vai proteger melhor os equipamentos conectados ao nobreak.

9. Meu nobreak não liga o que faço?
I. Certifique-se que apertou o botão frontal do equipamento;
II. Ligue o nobreak na rede elétrica;
III. Verifique se o fusível não está rompido;
IV. Certifique-se que o nobreak não ficou desligado da rede elétrica por mais de 120 dias;
V. Contate o suporte técnico.

10. O que é fusível?
É um componente que fica entre a fase de entrada (rede elétrica) e o circuito do nobreak (circuito série). É responsável pela proteção contra sobre corrente ou curto circuito no nobreak.

10. O que é fusível?
É um componente que fica entre a fase de entrada (rede elétrica) e o circuito do nobreak (circuito série). É responsável pela proteção contra sobre corrente ou curto circuito no nobreak.

11. Meu nobreak liga, mas mesmo ligado à rede elétrica fica apitando:
I. Certifique-se que há tensão na tomada da rede elétrica, através de outro equipamento eletrônico.
II. Certifique-se que o disjuntor que alimenta a tomada não está desligado;
III. Certifique-se que a tensão de entrada do nobreak é compatível com a rede elétrica;
IV. Ligue o nobreak em outra tomada que já tenha algum equipamento funcionando; Verifique se o fusível não está rompido;
V. Contate o suporte técnico.

12. Meu nobreak liga, mas não alimenta a carga.
I. Certifique-se que o nobreak liga e que reconheceu a rede elétrica através da indicação por led verde ou display gráfico, no caso do UPS Ultra;
II. Certifique-se que o nobreak não está indicando bateria descarregada.
III. Certifique-se que o cabo de força da carga está firmemente conectado na tomada de saída do nobreak;
IV. Certifique-se que a tensão de saída do nobreak (110 Volts ou 220 Volts) é compatível com a tensão de alimentação da carga.
V. Ligue outra carga que já esteja funcionando em outra tomada no nobreak; VI. Contate o suporte técnico.

13. O que é sobrecarga?
É o mesmo que conectar uma carga com potência excessiva ao nobreak. Todos os nobreaks são dotados de sensores que monitoram a carga conectada a tomada de saída e avisam quando há excesso de carga conectada. Para solucionar este problema desligue uma ou mais cargas conectadas ao nobreak.

14. O que é carregador de bateria?
Todos os nobreaks MCM possuem carregador INTELIGENTE de bateria. O circuito carregador de bateria é responsável pela reposição da energia da bateria quando esta se encontra descarregada.

15. Posso conectar carga ao nobreak enquanto ele recarrega a bateria?
Sim, pode usar a carga conectada ao nobreak normalmente enquanto ele recarrega a bateria, pois isso não afeta o funcionamento do nobreak.

16. Ao adquirir um nobreak novo, quanto tempo preciso deixar o nobreak recarregar a bateria?
É recomendada uma carga inicial de pelo menos 8 horas. Os nobreaks saem da fábrica, todos com carga plena de bateria; porém, podem ficar estocados na revenda, o que faz perder carga da bateria. Então, para evitar o desligamento da carga por falta de tensão de bateria, é necessário deixar recarregando por, pelo menos, 8 horas.

17. Os nobreaks possuem estabilizadores internos?
Todos os modelos possuem estabilizador interno, mantém a tensão de saída do nobreak mais próxima da nominal,exceto, as linhas SG Safe Gate e Worker, que possuem saída regulada quando estão em modo bateria. Quando está funcionando em rede elétrica a tensão de saída é exatamente igual à tensão de entrada; porém, monitorando condições de subtensão e sobretensão para proteção da carga.

18. Qual a diferença entre um nobreak e um estabilizador?
O nobreak é um equipamento que não permite que a carga desligue na ausência de energia. O estabilizador serve unicamente para manter a tensão de alimentação da carga mais próxima possível da nominal (110 Volts ou 220 Volts); porém, se houver interrupções de energia elétrica o equipamento que está conectado na saída irá desligar de imediato.

19. Por engano, meu nobreak foi conectado em uma tensão de entrada errada, vai queimar?
Na maioria dos casos os nobreaks contam com proteção de sobretensão, ou seja, mesmo os que são selecionáveis através de chave, quando ligados em tensão incorreta não sofrem dano algum. E, em casos extremos em que a proteção não atue, o fusível de proteção desligará o nobreak e assim proteger o usuário.

20. Quando sei que meu nobreak necessita da troca de bateria?
Fazendo a simulação de queda de energia, retirando o nobreak da rede e monitorando o tempo de autonomia, caso este processo não seja satisfatório, a bateria deverá ser trocada. Lembrando que o tempo de recarga da bateria interna é de 8 horas, ou seja, é recomendado verificar se o nobreak ficou ligado à rede elétrica por, pelo menos, este período.

21. Os nobreaks possuem transformadores?
Sim. Todos possuem transformadores que podem ser do tipo AUTOTRANSFORMADOR ou TRANSFORMADOR ISOLADOR.

22. O que é autotransformador?
É um componente elevador ou abaixador de tensão cuja derivação de tensão está toda no mesmo enrolamento. Na utilização em nobreaks a carga (micros e impressoras) tem contato físico com a rede elétrica.

23. O que é transformador Isolador?
É um componente elevador ou abaixador de tensão que possui isolação galvânica, ou seja, o primário do transformador é totalmente isolado do secundário, onde a carga é ligada e não tem contato físico com a rede elétrica. Nesse tipo de transformador temos maior eficiência na proteção da carga contra descargas atmosféricas (raio) e é indicado para cargas críticas que necessitam de proteção mais eficiente.

24. O que é um sistema de rede monofásico?
É um sistema composto por uma Fase, Neutro e Terra que, para ser usado na alimentação de nobreak podem ser de 110 Volts ou 220 Volts.

25. O que é um sistema de rede bifásico?
É um sistema composto por duas FASES e terra. Os nobreaks podem ser alimentados com esse sistema, desde que a tensão entre FASE e FASE seja 220 Volts. Nesse sistema não há NEUTRO.

26. Como devo proceder ao descarte do nobreak ou estabilizador sem utilização?
Os equipamentos que não serão mais utilizados devem ser descartados de maneira correta para evitar danos ao meio ambiente ou mesmo às pessoas. Para descarte correto desses equipamentos, recomendamos que estes sejam enviados para a MCM ou para uma Assistência técnica credenciada, com uma declaração, por escrito, autorizando o descarte desse equipamento.

27. O que devo fazer se necessitar deixar o nobreak sem uso por um longo período?
Todo o equipamento (nobreak) contém bateria selada ou estacionária. No caso de longa estocagem sem a conexão com a rede elétrica, as baterias poderão se danificar devido à auto-descarga. Para evitar este problema, o equipamento deve ser ligado na rede elétrica por um período mínimo de 48 horas e em intervalos inferiores a três meses, assim as baterias serão recarregadas automaticamente.