Tecnologia de armazenamento em nuvem – Equipamentos NVR

Vamos falar de tendências no mercado CFTV, um ramo que a cada dia traz novas tecnologias e facilidades para as instalações.

O mercado de segurança patrimonial é um dos que mais crescem no Brasil. Devido aos aumentos nos índices de criminalidade no país, as pessoas e as empresas estão cada vez mais buscando proteger seu patrimônio. Para atender a essa necessidade, o mercado solicita novas soluções e novas tecnologias.

Uma dessas soluções é o NVR, termo atribuído aos gravadores de vídeo em nuvem. Esses produtos possuem a mesma função que o DVR nas instalações de CFTV. É uma ferramenta inteligente, na qual, todos os dados registrados pelas câmeras de segurança são direcionados para um sistema online, possibilitando um gerenciamento mais fácil.

A vantagem desse produto é ter o monitoramento em tempo real. Imagine você curtindo suas férias à beira mar e, de repente, pensa: será que está tudo bem na minha casa? Por um sistema interligado a um dispositivo móvel é possível ter esse tipo de informação nas mãos.

Vale ressaltar que para esse sistema funcionar, sem dores de cabeça, é essencial ter um nobreak assegurando “toda” a instalação de CFTV, incluindo os equipamentos de acesso à Internet. Os equipamentos que compõem um sistema de CFTV podem estar todos em perfeito funcionamento e o NVR conectado na Internet; porém, sem energia para mantê-los ligados, toda a segurança passará a ficar vulnerável.

Como funciona um sistema CLOUD COMPUTING:

O termo NUVEM é originado de CLOUD COMPUTING (Computação em Nuvem) e começou a se popularizar nos anos 2000. Para explicar este novo conceito, pode-se dizer que é como salvar seus arquivos em um sistema ligado à internet em que somente você tenha acesso a partir de uma senha. Um lugar onde você pode acessar aplicativos, serviços e deixar seus dados armazenados de forma segura.

Através de um simples upload as informações registradas pelos hardwares são enviadas para um banco de dados. Essas informações ficam disponíveis para o usuário todo o tempo, sem a necessidade de espaços físicos de armazenamento, limpezas de HD ou Backups.

Comentários:

  • NVR
    Sigla para ‘Network Video Recording’
    Gravação de Vídeo em Rede.

    Em lugar de se armazenar as imagens em um disco local, como nos DVR (Digital Video recording), o armazenamento é feito em um Servidor (computador) remoto, acessado via Internet.

    Um sistema que está tendo crescente aceitação no mercado é o HVR, de ‘Hybrid Video Recording, que é um meio termo entre o DVR e o NVR.

    Vide link:
    http://www.onixsecurity.com.br/blog/quais-as-diferencas-entre-dvr-nvr-e-hvr-e-quando-usar-cada-um-deles/

  • Cloud Computing
    Termo em inglês para “Computação em Nuvem’
    O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória, da capacidade de armazenamento e cálculo, de computadoresservidores, compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

    Basicamente, se refere ao uso de aplicações (aplicativos) e memórias (RAM, Discos, etc) de computadores remotos, acessados via Internet. Isso economiza hardware local mas exige a existência de uma conexão confiável com a Internet.
    No caso de sistemas CFTV, é basicamente o uso discos remotos, via internet, para gravação e acesso de imagens do sistema CFTV local. Eventualmente possa haver uma Aplicação (programa) remoto que gerencie as gravações e dê acesso ás imagens gravadas.

    Vide link:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem