Você já ouviu falar em fonte de alimentação?

Você já ouviu falar em fonte de alimentação? Hoje em dia, basta olhar ao nosso redor que é possível encontrar uma, seja em um carregador de celular, no roteador de internet, notebook, ou até mesmo em câmeras de vigilância. Praticamente todos os equipamentos eletrônicos precisam de uma fonte de energia para fazê-los funcionar.

As fontes de alimentação que conhecemos hoje, também conhecidas como conversores de energia AC/DC, são historicamente uma evolução de criações que começaram a surgir no final do século XIX. Naquela época, tratava-se de uma “batalha” entre os cientistas Thomas Edison, Werner Siemens e, posteriormente, de Nikola Tesla. O conceito buscado por todos era como gerar e transmitir a energia elétrica.

No começo, o sistema de energia contínua de Thomas Edison foi aplicado por toda a parte. Com o aprofundamento dos estudos, seu aprendiz, Tesla, criou a corrente alternada, trazendo para o mundo o tipo de energia que hoje é utilizada nas tomadas de nossas casas. A corrente alternada é um tipo de corrente elétrica que sofre inversão entre os polos positivo e negativo periodicamente. Esse tipo de corrente se provou mais eficiente e vem gerando muita discussão sobre o tema, visto que é mais eficiente na transmissão de energia.

O estudo sobre energia elétrica vem sendo discutido ao longo do tempo e trazendo a cada dia mais inovação para todos os segmentos. Um dos resultados gerados é que atualmente o método de transmissão da energia alternada é mais eficiente, sendo assim os sistemas de transmissão também mais eficientes.

Agora cabe a seguinte pergunta: você sabe como funciona sua fonte de alimentação? Por que existe uma entrada alternada e uma saída contínua? Como saber se a fonte de alimentação utilizada é eficiente? Fique por dentro no próximo post.